Prefeitura decreta situação de emergência após temporal que causou destruição e prejuízos em Divinópolis
15/01/2025
Decreto permitirá a captação de recursos estaduais e federais para reparação dos danos e apoio às famílias atingidas; em apenas duas horas foram quase 115 milímetros de chuva na terça-feira (14). Após temporal, 124 famílias estão desalojadas e duas desabrigadas em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis decretou situação de emergência nesta quarta-feira (15) em razão dos graves impactos das chuvas intensas que atingiram a cidade na terça (14). Em apenas duas horas, foram registrados quase 115 milímetros de precipitação, com inundações, alagamentos e destruição em várias regiões.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Casas foram invadidas pela água, ruas ficaram alagadas, asfalto foi arrancado em diversos pontos e empresários da cidade contabilizam prejuízos devido à perda de mercadorias em lojas e depósitos atingidos.
Desde as primeiras horas do dia desta quarta, moradores, servidores municipais e órgãos de segurança se uniram em um esforço conjunto para limpar residências, ruas e comércios afetados. A mobilização foi intensa, mas o cenário ainda é de destruição.
A Prefeitura informou que equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social estão atuando para atender os mais afetados. O decreto de emergência permitirá a captação de recursos estaduais e federais para reparação dos danos e apoio às famílias atingidas.
Quedas de muros estão entre as ocorrências atendidas durante o temporal em Divinópolis
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
Destruição
Chuva destrói asfalto no bairro Nossa Senhora das Graças
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 16h e 18h de terça choveu 114,8 mm. Apesar dos estragos e do susto, não houve registro de pessoas feridas.
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados quase 300 chamados. Entre os atendimentos, destaque para a Rua Carlos Pereira Chula, no Bairro Nossa Senhora das Graças, que foi transformada em um rio. O asfalto não aguentou a pressão da água e foi completamente arrancado (vídeo acima).
Há 124 famílias desalojadas, deslocadas para casas de parentes ou conhecidos, e duas famílias desabrigadas, que necessitam de abrigo do poder público.
Além do Nossa Senhora das Graças, o temporal também afetou os bairros Belo Vale, Bom Pastor, Campina Verde, Centro, Esplanada, Interlagos, Ipiranga, L. P. Pereira, Nações, Mangabeiras, Ponte Funda, Rancho Alegre, Vale do Sol e Vila Belo Horizonte.
Rua Jesus Jota, registra alagamento no bairro Nações
Inundação e salvamentos
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros divulgaram um balanço das principais ocorrências atendidas durante o temporal.
Inundações/Alagamentos/Enxurradas: Na Rua Ibituruna, no Bairro Ipiranga, diversos veículos ficaram submersos ou parcialmente submersos. Além disso, frequentadores de uma academia e moradores ficaram presos dentro dos imóveis, sem condição de locomoção.
No Bairro interlagos, 18 veículos ficaram submersos ou parcialmente submersos. Outros pontos da cidade como os bairros: Vale do Sol, Nações, Rancho Alegre também passaram por situações similares.
Salvamento de Pessoa em inundação/Alagamento/Enxurrada: Dois chamados para avaliar a necessidade de resgate de pessoas acamadas em casas invadidas pela água.
Desabamento / Desmoronamento / Colapso de estruturas: quatro casas tiveram parte da estrutura afetada pelas chuvas. Um muro de divisa caiu entre duas casas vizinhas. Foi registrado outros dois muros de arrimo que romperam durante o período da chuva.
Vistoria em Risco de Desabamento / Desmoronamento e Queda de árvore: foram registrados outros 6 pedidos de vistorias em locais com potencial de queda ou desabamento durante o período chuvoso.
Inundação e estragos causados pela chuva
Alerta
Pela primeira vez, alertas sonoros da Defesa Civil foram enviados para os celulares da população. Por volta das 19h55, os moradores de Divinópolis receberam a seguinte mensagem: possibilidade de ocorrência de enchente e inundação em áreas de ocupação urbana. Proteja-se!
Entretanto, o alerta pegou muita gente de surpresa e deixou várias pessoas preocupadas. Diante disso, a Prefeitura emitiu um esclarecimento.
'Todos os moradores receberam um alerta emitido pela Defesa Civil do Estado. O alerta visa manter todos em vigilância diante das condições climáticas que afetam a cidade neste momento. Devido à quantidade de chuva inesperada que atingiu a cidade nesta tarde, os riscos de novos eventos climáticos seguem elevados."
Contudo, o alerta chegou após a passagem do temporal que causou estragos na cidade. A TV integração questionou a Defesa Civil Estadual sobre esse fato, mas não teve retorno.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas